[Profile] Hidaka Mitsuhiro

Hidaka Mitsuhiro




SKY-H
Nome: Hidaka Mitsuhiro (日高光啓)
Nascimento: 12 de dezembro de 1986 (Sagitário)
Origem: Chiba, Japão
Tipo de sangue: O
Altura: 170cm
Grupos:
    AAA (2005-)
    Mother Ninja (2005-2010)
    JP2HAITI (2011) 

日高光啓 (Hidaka Mitsuhiro), nascido em 12 de dezembro de 1986, é um rapper, cantor-compositor, produtor de trilhas sonoras e produtor musical japonês.

Ele também ocupa o cargo de CEO da empresa BMSG e é o fundador do selo independente "BULLMOOSE". Hidaka é membro do grupo de performance AAA e realiza atividades musicais solo sob o nome "SKY-HI" (スカイハイ), além de trabalhar como produtor de trilhas sonoras sob o nome "SOURCEKEY" (ソースキー). Ele é natural da província de Chiba, tem uma altura de 173 cm e seu tipo sanguíneo é O.

História Pessoal


Pré-Debut


Nascido prematuro com uma leve deficiência auditiva no ouvido esquerdo, Hidaka Mitsuhiro enfrentou desafios desde o início. Quando começou a se interessar por música, considerou desistir devido à sua deficiência auditiva. No entanto, seu pai lhe disse que graças ao seu ouvido esquerdo, ele poderia ouvir a música de uma maneira única e especial, o que o fez sentir que poderia continuar. Quando era criança, seu sonho era se tornar um jogador de futebol profissional e ele admirava Miura Kazuyoshi.

Ele frequentou a escola secundária e a escola secundária afiliada à Universidade Waseda, bem como a Universidade Waseda, mas acabou abandonando os estudos para se dedicar completamente à sua carreira na música. Durante a infância, ele estudou piano até os últimos anos da escola primária. Além disso, ele conseguiu alcançar o primeiro lugar em um teste nacional de proficiência em japonês quando estava na escola primária.

Foi durante o ensino médio que ele começou a se interessar pelo rap depois de assistir a um vídeo do grupo RHYMESTER. Ele também teve uma fase em que tocou bateria enquanto estava em uma banda.

No terceiro ano do ensino médio, em janeiro, ele e um amigo enviaram um currículo para a Johnny & Associates e se tornaram membros do Johnny's Jr. Entre seus colegas estava Koichi Koyama.

No segundo ano do ensino médio, em agosto, Hidaka fez uma audição chamada "Avex Men's Audition!" como parte de seu processo de procura de emprego, com o objetivo de trabalhar na área musical. Ele passou na audição, mas inicialmente estava interessado em trabalhos nos bastidores, como A&R. No entanto, devido ao seu tempo como membro do Johnny's Jr. e sua habilidade no rap, ele acabou se tornando membro do grupo AAA.

Durante o ensino médio, ele tinha senpais (alunos mais velhos) que mais tarde se tornaram membros da banda UNISON SQUARE GARDEN, incluindo Hirokazu Saito e Tomoya Tabuchi. Eles mantiveram uma amizade de longa data desde então.


Ano de 2005


No ano de 2005, Hidaka Mitsuhiro atuou como dançarino de apoio para a música "Eventful" de Suzuki Ami, junto com os membros do AAA, Nishijima Takahiro, Urata Naoya e Sueyoshi Shuta.

Em 14 de setembro, ele fez sua estreia major como membro do AAA. No grupo, ele era principalmente responsável pelo rap. Ele também foi o responsável pela escrita das letras das partes de rap das músicas.


Ano de 2006


Em 2006, Hidaka Mitsuhiro tomou a decisão de se tornar um rapper talentoso depois de ouvir os álbuns "花と雨"(Hana to Ame) de SEEDA, "プロローグ"(Purorogu) do KEN THE 390 e "SOUL SPITS" do TARO SOUL. Ele começou a se envolver na cena do rap, além de suas atividades com o AAA.

Nesse ano, ele também começou a experimentar o freestyle e, enquanto escolhia um nome de MC, ele recebeu o nome "SKY-HI" de ULTRA NANIWATIC MC'S (YOSHI do Gaki Ranger). Vale ressaltar que suas atividades na cena do clube eram toleradas pela agência Avex na época e ele as conduzia como uma atividade separada.

Em novembro, ele formou o grupo "Mother Ninja" com Akico e motsu do m.o.v.e sob o nome Geeny. 
 

Ano de 2008


A partir do single "MUSIC!!!/ZERO" do AAA em 2008, as músicas principais (título) dos singles, com exceção de "虹" (Niji) e "LIFE," apresentaram partes de rap de SKY-HI, que também foi creditado por essas contribuições. Ele também ocasionalmente escrevia letras para as partes de rap que ele próprio não cantava.
 
 
 
Ano de 2009

Em 26 de janeiro, SKY-HI e a colega de grupo, Uno Misako, participaram do evento "TOKYO MOVE UP Talk Special" realizado no Tokyo Midtown Hall como parte dos esforços de promoção da candidatura de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Ano de 2010


Em 23 de janeiro, o filme "サヨナライツカ" (Sayonara Itsuka), no qual SKY-HI atuou ao lado do membro do AAA, Nishijima Takahiro, foi lançado.

Em novembro, sob o nome SKY-HI, ele lançou uma versão remixada da música "24 BARS TO KILL" chamada "96 Bars To Kill," que fazia parte do álbum de compilação "24 HOUR KARATE SCHOOL JAPAN" produzido por SKI BEATZ. Em dezembro do mesmo ano, ele lançou "JACKIN' 4 BEATS 2010," que usava faixas de destaque do rap japonês de 2010 em sua música. Ambas as músicas foram publicadas no YouTube.

A série "JACKIN' 4 BEATS" continuou como uma trilogia e teve novos lançamentos anuais até 2012, todos os meses de dezembro.


Ano de 2011


A partir de agosto, começou a colaboração "FLOATIN' LAB" com o site de hip-hop Amebreak. Neste projeto, ele trabalhava mensalmente com vários produtores musicais em seus estúdios para criar músicas com diferentes rappers. O processo de criação das músicas, bem como as próprias músicas, era divulgado no YouTube e no site da Amebreak.


Ano de 2012


Em 30 de maio, SKY-HI lançou seu primeiro álbum de compilação intitulado "SKY-HI presents FLOATIN' LAB/V.A.". O álbum superou sua meta de estar no lado esquerdo das paradas da Oricon (dentro das 50 melhores posições), alcançando a posição mais alta de 16º lugar nas paradas diárias e 25º lugar nas paradas semanais. Para acompanhar o lançamento do álbum, ele fundou sua própria gravadora, chamada "BULLMOOSE". Em 17 de junho do mesmo ano, ele realizou seu primeiro show solo chamado "Release Party" no Shinjuku BLAZE. Em 21 de novembro, lançou "SKY-HI presents FLOATIN' LAB Release party Welcome to the 'LAB'", que incluiu gravações do show realizado em junho.

Ele também recebeu o prêmio de "BEST OF RAPPER" na revista de moda masculina "WOOFIN' AWARDS 2012", da Shinco Music.


Ano de 2013


Em fevereiro, mesmo antes de sua estreia oficial, SKY-HI realizou sua primeira turnê solo em locais Zepp nas cidades de Fukuoka, Osaka, Nagoya e Tóquio.

Em agosto, ele fez sua estreia oficial na grande gravadora com o single duplo "愛ブルーム/RULE" (Ai BLOOM/RULE) lançado pela avex trax. Ele também se apresentou em festivais notáveis, como o ROCK IN JAPAN FESTIVAL e o a-nation.


Ano de 2014


Em 12 de dezembro, ele lançou seu segundo single intitulado "スマイルドロップ" (Smile Drop).

Em 12 de março, lançou seu primeiro álbum intitulado "TRICKSTER" e realizou uma turnê com base no álbum.

Ano de 2015


Em 28 de janeiro, SKY-HI lançou o álbum de compilação "BULLMOOSE presents FLOATIN' LAB II" em seu próprio selo, "BULLMOOSE", com a participação de seus colegas NIHA-C e Moro, entre outros.

Em 18 de março, lançou seu terceiro single intitulado "カミツレベルベット" (Kamitsure Bervet). No dia 7 de março, ele participou do evento "ガールズブロガースタイル2015S/S".

Em 15 de julho, lançou seu quarto single chamado "Seaside Bound".


Ano de 2016


Em 13 de janeiro, lançou seu quinto single intitulado "アイリスライト" (Iris Light), que alcançou a segunda posição nas paradas semanais da Oricon, marcando sua primeira entrada no top 10. Também lançou seu segundo álbum "カタルシス" (Catharsis).

Em 28 de março, anunciou em seu blog oficial que faria uma pausa em abril devido a uma cirurgia na garganta.

Em 11 de maio, lançou seu sexto single "クロノグラフ" (Chronograph).

Em 27 de julho, lançou seu sétimo single "ナナイロホリデー" (Nanairo Holiday).

Em 23 de setembro, ele abriu sua conta oficial no LINE e transmitiu ao vivo no LINE LIVE após cada show de sua turnê "LIVE HOUSE TOUR 2016 〜ROUND A GROUND〜".

Em 14 de dezembro, lançou seu oitavo single "Double Down".

Em 15 de dezembro, durante o primeiro dia do RAG Tour Final em Tóquio, ele anunciou que faria o último show da turnê no Japão Budokan no próximo ano.


Ano de 2017

Em 18 de janeiro, lançou seu terceiro álbum "OLIVE".

Em 16 de abril, tornou-se embaixador da marca "Adidas Originals by Italia Independent".

Em 22 de abril, o single "STAY TUNE" da unidade "Buzz Connections", formada como parte do projeto de música da FM802, foi lançado exclusivamente na locadora TSUTAYA.

Nos dias 2 e 3 de maio, realizou o último show de sua turnê "WELIVE" no Japan Budokan, sua primeira apresentação no local.

Em 31 de maio, lançou seu nono single "Silly Game".

Em 20 de junho, disponibilizou a música "キョウボウザイ" gratuitamente em seu canal privado do YouTube.

Em 11 de julho, lançou seu primeiro livro de artista intitulado "水の上を歩くように簡単さ" ("Facilidade de Caminhar sobre a Água", citando a música "Walking on Water" do álbum "OLIVE"). Ele também participou de uma promoção web da Pepsi-Cola com o tema da canção folclórica japonesa "Momotaro".

Em 12 de julho, anunciou em seu boletim informativo que realizaria uma segunda turnê do RAG Tour, uma evolução da primeira, com várias datas internacionais.

Em 4 de agosto, participou do evento "SK's Session 2" organizado por Saito Hirosuke (UNISON SQUARE GARDEN), seu senpai dos tempos de colégio.

Em 9 de agosto, lançou uma música chamada "RAPSTA" em antecipação a um concerto conjunto com SALU intitulado "Say Goodbye to My Business", que ocorreria nos dias 10 e 11 de agosto.

Em 14 de agosto, lançou um remix da música "Shape of You" de Ed Sheeran em seu canal privado do YouTube.

Em 19 de agosto, em apoio ao Mês de Reforço da Prevenção ao Suicídio, lançou uma música chamada "0570-064-556 (Logic '1-800-273-8255' remix)" em seu canal privado do YouTube.

Em 7 de setembro, lançou uma gravação ao vivo do concerto "WELIVE" no Japan Budokan e, em 27 de setembro, o vídeo correspondente ao concerto, intitulado "SKY-HI Tour 2017 Final 'WELIVE' in BUDOKAN", foi lançado em Blu-ray e DVD.

Em 6 de outubro, lançou o álbum digital "Marble" contendo duas novas músicas e oito faixas existentes como preparação para a turnê "SKY-HI Round A Ground 2017".

Em 12 de dezembro, durante o segundo dia do RAG Tour Final em Tóquio, anunciou que o último show da turnê seria realizado na Makuhari Messe no próximo ano, no dia de seu aniversário.

Ano de 2018


Em 22 de fevereiro, SKY-HI apareceu em um comercial do filme "Pantera Negra" da MARVEL, fazendo rap.

Em 21 de março, lançou o álbum "ベストカタリスト" (Best Catalyst), um álbum de melhores colaborações.

Em 3 de abril, dublou o personagem Koguma em um comercial do mangá "こぐまのケーキ屋さん" (A Confeitaria do Urso) criado por Kamemotsu.

Em 27 de junho, lançou seu décimo single "Snatchaway/Diver's high", que apresentava uma colaboração com Hirosuke Saito do UNISON SQUARE GARDEN, que tocou guitarra e fez backing vocals na faixa "Diver's high". Saito Hirosuke também fez uma participação surpresa durante o show da turnê "Marble the World" em 21 de abril.

O videoclipe da música "I Think, I Sing, I Say feat. Reddy", uma faixa do mixtape "FREE TOKYO", foi lançado. A música contou com a participação de Reddy, um artista da gravadora de hip-hop sul-coreana "Hi-Lite Records", e o vídeo foi dirigido por Spikey John com o suporte da mídia distribuída "lute".

Em 7 de agosto, comemorou o quinto aniversário de sua estreia na grande gravadora, e o álbum "FREE TOKYO" começou a ser distribuído digitalmente. O álbum estava disponível para download gratuito até 20 de agosto.


Em 12 de dezembro, lançou seu quarto álbum original "JAPRISON" no dia de seu aniversário, marcando o retorno após aproximadamente dois anos.


Ano de 2019


Em 12 de dezembro, no dia de seu aniversário, lançou o Blu-ray/DVD "SKY-HI TOUR 2019 -The JAPRISON-", que registrou a apresentação final de sua turnê "SKY-HI TOUR 2019 -The JAPRISON-", realizada em 30 de abril de 2019, no Nakano Sun Plaza.



Ano de 2020


Devido à expansão da pandemia de COVID-19, a turnê planejada "SKY-HI Round A Ground 2020" foi adiada. Em resposta a isso, em 7 de março, ele realizou um show ao vivo transmitido pela internet diretamente de seu estúdio de ensaio, que alcançou o primeiro lugar nos trending topics do Twitter no Japão e o terceiro lugar mundial.

Em 6 de maio, ele fez uma transmissão ao vivo chamada "#SKY-HI自宅ワンマン" (One-Man Show em Casa) diretamente de sua casa. Em 17 de junho, ele realizou um concerto sem público chamado "We Still In The LAB" na casa de shows Shinjuku BLAZE em Tóquio. Em 19 de julho, realizou um concerto online intitulado "SKY-HI Round A Ground 2020 -RESTART-".

Em 26 de setembro, durante um show ao vivo transmitido diretamente de sua casa, chamado "#SKYHI実家ワンマン -Family Homesession-", anunciou a criação da empresa "株式会社BMSG" (BMSG Corporation) com o lema "Não Mate o Talento". Além disso, ele anunciou o lançamento do selo "B-ME", criado em colaboração com a Avex, e a estreia do primeiro artista, Novel Core.

Também investiu 100 milhões de ienes para realizar uma audição e descobrir um grupo de garotos chamado "THE FIRST", que aconteceu no final de 2020.


Ano de 2021


Em 2 de abril, a audição de descoberta de um grupo de garotos chamado "THE FIRST", que estava em andamento desde o final de 2020, teve seu progresso exibido no programa de informação da Nippon TV, "スッキリ" (Sukkiri), e foi transmitido no serviço de streaming de vídeo Hulu.

Em 27 de setembro, lançou o álbum "八面六臂" (Eight Arms and Six Senses).


Ano de 2022


Em 12 de dezembro, no dia de seu aniversário, lançou o álbum "THE DEBUT".


 
 

Trivia


O significado de SKY-HI é "tão alto quanto o céu, infinitas possibilidades". Antes de fazer sua estreia solo no cenário musical mainstream, ele também participou de competições de MC battle. Ele até se inscreveu e participou das preliminares do ULTIMATE MC BATTLE, mas atualmente ele se aposentou das batalhas.

Ele é habilidoso em vários instrumentos musicais, como piano, bateria e guitarra, para que possa fornecer direções precisas e detalhadas à sua família de bandas, chamada SUPER FLYERS. Em relação à bateria, ele era tão talentoso que foi recrutado por seu colega de escola sênior, Hirokazu Saito, mas ele lamenta que não tenha aceitado, caso contrário eles teriam formado uma banda juntos.

Embora a maioria das músicas do AAA seja fornecida por outros letristas e compositores, ele escreveu as letras de rap para o single de estreia do grupo, "BLOOD on FIRE". No início, as músicas com partes de rap eram raras, tanto em singles quanto em álbuns, mas sua experiência na cena de clubes influenciou as músicas subsequentes do AAA. Além das letras de rap, ele também está envolvido na escrita de letras para a faixa "drama" do oitavo álbum do AAA, uma música de dueto com seus colegas de grupo Takahiro Nishijima e Misako Uno. Além disso, ele também esteve envolvido na composição e na escrita das músicas para o álbum "CHOICE IS YOURS".

Ele é um grande amante da música e tem um conhecimento detalhado sobre músicos de diversos países, épocas e gêneros. Ele é especialmente influenciado por artistas japoneses como B'z e Mr.Children.

Ele tem uma ampla rede de contatos e é próximo de outros artistas como Boku no Lyric no Bouyomi, SALU, Chanmina, Mogami Moga, Kyary Pamyu Pamyu, entre outros.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible