[Profile] Park Sandara

Park Sandara




Dara
Nome completo: Park Sandara 박산다라
Nascimento: 12 de novembro de 1984 (Escorpião)
Altura: 1,62
Cor favorita: Rosa
Origem: Coréia do Sul
Local de nascimento: Busan
Altura: 1,62m
Línguas: Inglês, Tagalog, Mandarim
Família: Irmão – Park Sang Hyun (Cheon Dung), ex-membro da boyband coreana MBLAQ
Hobbies: Ouvir música, internet
Especialidades: Dançar, cantar, atuar, modelar, direção de comunicação, anfitriã de programas televisivos
Cor favorita: Rosa 

 
Sandara Park (박산다라), nascida em 12 de novembro de 1984), mais conhecida por seu nome artístico Dara (다라), é uma cantora sul coreana, atriz e apresentadora de TV. Ela chegou à fama nas Filipinas como participante de um show de talentos chamado Star Circle Quest em 2004, onde teve uma satisfatória carreira de atriz e cantora antes de voltar à Coréia do Sul em 2007. Ela fez seu debut sul coreano em 2009 como membro do grupo de K-pop 2NE1, que se tornou um dos girl groups mais rentáveis de todos os tempos antes de seu fim em 2016.
 
Ela é uma das mais populares celebridades das Coréia do Sul e Filipinas, onde é conhecida pelos fãs como a Pambansang Krung-Krung (Personalidade Nacional Louca). Ela é considerada uma pessoa influente na Onda Coreana e já foi chamada de "BoA das Filipinas", em referência à cantora sul coreana BoA que também experimentou um grande sucesso fora de seu país de origem.
 
Em 2004, Park lançou seu primeiro EP, Sandara, que vendeu mais de 100 mil cópias físicas, fazendo deste o único álbum de uma artista sul coreana certificado como platina pela Associação Filipina da Indústria de Gravação. Ela atuou em diversos filmes filipinos entre 2004 e 2007, incluindo Bcuz of U, onde conseguiu um prêmio de Melhor Nova Atriz no 21st PMPC Star Award para Filmes.
 
Em 2009, debutou como membro do 2NE1 no single "Fire", que foi um sucesso imediato e levou o grupo à fama. No mesmo ano também lançou seu primeiro single como solista na Coréia, "Kiss", uma colaboração com a companheira de grupo, CL. O grupo permaneceu em hiatos a partir de 2015, permitindo que Dara pudesse focar em sua carreira televisiva, sendo uma das apresentadoras no programa de variedades sul coreano Two Yoo Project Sugar Man, e apareceu como jurada no show de talentos filipino, Pinoy Boyband Superstar. Ela também atuou em diversas web series, incluindo Dr. Ian (2016), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Korean web festival.
 
Após o fim do 2NE1 no final de 2016, Dara renovou seu contrato com a YG Entertainment. Em maio de 2021 ela deixa a empresa e em setembro a Abyss Company anuncia que ela se uniu à agência. Em julho de 2023, ela lançou seu primeiro álbum na Coréia do Sul,o digital EP Sandara Park, com o single "Festival".
 

Biografia:

Infância

Sandara Park nasceu em 12 de novembro de 1984, em Busan, na Coréia do Sul. Seu nome de três sílabas é incomum e significa "sábia e inteligente" e é inspirado no apelido de infância do general do século 7 chamado Gim Yu-sin. Ela tem dois irmãos, Thunder, que é ex-membro do grupo coreano MBLAQ, e uma irmã mais nova chamada Durami.
 
Além de sua língua nativa, coreano, ela também é fluente em Inglês e Tagalog, e sabe conversar em Mandarim e Japonês.
 
A família de Dara se mudou para Daegu em 1993. No entanto, seu pai não conseguia dar conta das despesas, o que fez com que a família tentasse uma nova vida nas Filipinas em 1994. No início Dara teve dificuldade e se sentia sozinha, pois não sabia falar na língua local corretamente. Ela então se esforçou para pronunciar corretamente pois pensava em um dia ser uma celebridade, pois esse se tornou seu sonho desde que ela escutou a boyband de K-pop, Seo Taiji and Boys em 1992.
 

 

2004–2013: Star Circle Quest, sucesso nas Filipinas e 2NE1

Em 2004, Dara conheceu a atriz filipina Pauleen Luna, que a encorajou a participar de uma audição no Star Circle Quest, um programa de talentos da televisão do canal ABS-CBN. Durante a temporada ela escapou de ser eliminada diversas vezes até chegar à final com dez competidores. No último round ela recebeu aproximadamente meio milhão de votos e terminou em segundo lugar, atrás de Hero Angeles

Após o programa, ela assinou um contrato com a subsidiária da ABS-CBN, a Star Magic. No mesmo ano participou da comédia romântica Bcuz of U, junto de Hero Angeles. Recebou o prêmio de Melhor Atriz Estreante no 21st PMPC Star Award for Movies. Os dois trabalharam novamente juntos no filme de 2005, Can This Be Love, que rendeu 100 milhões de pesos. Seu terceiro filme foi em 2006, D' Lucky Ones, onde trabalhou com um ex-aluno da Star Circle Quest, Joseph Bitangcol. No mesmo ano lançou Super Noypi, que foi transmitido em dezembro e oficialmente entrou no 32nd Metro Manila Film Festival.

Dara partiu para a carreira da música nas Filipinas que levou a lançar um álbum que leva seu próprio nome, com seis faixas, Sandara, inclui o hit dançante "In or Out", uma música que fazia paródia com suas experiências na Star Circle Quest. O álbum vendeu mais de 100.000 cópias físicas, fazendo dele o primeiro por uma sul coreana a conseguir o certificado platina na Philippine Association of the Record Industry.

Ela deixou o show business na Filipinas e retornou com sua família à Coréia do Sul em 2007, pois não recebeu proposta de renovação de contrato com a Star Magic. Pouco depois ela assinou com a YG Entertainment, cujo CEO Yang Hyun-suk havia procurado por ela em 2004 depois de ela aparecer um documentário da KBS.

Sandara então escolheu o nome artístico Dara, e junto com Bom, CL e Minzy, debutou com o girl group de K-pop 2NE1 em 2009. O grupo fez uma colaboração com seus companheiros de gravadora Big Bang para o single promocional "Lollipop", antes de debutar oficialmente com "Fire". No mesmo ano elas lançaram o primeiro EP, 2NE1, que conseguiu um sucesso significativo com o hit "I Don't Care", que ganhou como Canção do Ano no 2009 Mnet Asian Music Awards.

Também fez seu debut solo coreano em 2009. Apareceu no single "Hello" do membro do Big Bang, G-Dragon em seu álbum Heartbreaker, e mais tarde lançou seu solo "Kiss", com a participação de CL no rap. A música foi utilizada para promover a Cass Beer, onde Dara contracenou com o ator Lee Min-ho. O vídeo se tornou popular por conta da cena de beijo entre os dois, e ficou no topo das paradas da Coréia do Sul. Mais tarde Dara participou novamente de um lançamento solo de um membro do Big Bang, quando em 2010 apareceu no vídeo "I Need A Girl" de Tayeang.

Durante essa época o 2NE1 continuou fazendo fama com hits como "I Am the Best" (2011), "I Love You" (2012) e "Falling in Love" (2013), que ficou no topo da maioria das paradas da Coréia do Sul, e se tornaram as segundas artistas, após Psy a chegar no topo da U.S. Billboard World Digital Songs.

Como resultado do sucesso do grupo, filmes Filipinos de Dara como Bcuz of U, Can This Be Love, e D' Lucky Ones foram transmitidos na Coréis em 2012.

 


2014–2015: Retorno às Filipinas, renovação de contrato e Sugar Man

Em maio de 2014, ABS-CBN anunciou que Dara seria uma convidada no Pinoy Big Brother, o que trouxe um certo barulho nas mídias sociais, que dominou tanto as Filipinas quanto o resto do mundo nos top trend do Twitter. Sua participação começou no dia 15 de maio e mais tarde apareceu a celebridade principal na transmissão, All In Über, durante esse episódio ao vivo. Dara também participou do Gandang Gabi, Vice!, um dos mais populares talk shows nas Filipinas, citiado na Vice Ganda.

De volta à Coréia do Sul, Dara substituiu Yoo In-na como DJ no programa de rádio Let's Crank Up the Volume de maio até junho devido à problemas de agenda. Mais tarde naquele ano, ela fez uma participação surpresa como atriz principal do último episódio  do famoso drama coreano My Love from the Star.

Em 12 de novembro de 2014 a BeFunny Studios anunciou o lançamento de uma mini web série de 3 episódios estrelando Steven Yeun de Thw Walking Dead e Dara, chamada What's eating Steven Yeun. Ela fez o papel de namorada americana de Steven Yeun que foi deixada pois seu namorado queria seguir carreira em "Mokbang", uma popular transmissora de internet onde as pessoas pagam para ver outras pessoas comendo na frente da webcam. A comédia se tornou viral, e alcançou um milhão de visualizações em poucos dias após seu lançamento.

Em 2015, sete anos depois de atuar num papel maior, Dara retonrou às pequenas telas com o web-drama Dr. Ian, junto de Kim Young-kwang. As expectativas estavam altas, devido ao fato de que seria a primeira vez que ela atuaria desde que voltou à Coréia do Sul. A série ficou popular em vários países além da Coréia, mas também nos EUA, Taiwan e Tailândia, passando as 500 mil visualizações com apenas três dias de transmissão. Dara se tornou a primeira atriz a ganhar o prêmio de "Melhor Atriz" no K-web festival.

No mesmo mês, Dara participou do single de Jinusean, "Tell Me", no You Hee-yeol, Sketchbook.Sua performance natural impressionou o grupo, que levou à uma segunda colaboração, onde Dara apareceu na performance de "Tell Me One More Time" no lugar da cantora original, Jang Hana, no programa KBS2 do Music Bank no dia 1 de maio.

Dara então fez seu segundo papel principal em We Broke Up, um a web-drama baseado em um web-toon de mesmo nome. Ela fez o papel de Noh Woo-ri, uma garota brilhante e otimista que se prepara para conseguir um emprego. Com sua première em junho, a série foi um sucesso, se tornando o quarto web-drama mais assistido no Naver, com 16 milhões de visualizações. Devido à recepção positiva, positiva, a equipe fez um 'mini concerto' no dia 17 de agosto. Dara também fez participação especial na série de TV The Producers, atuando no programa de variedades fictício 2 Days & 1 Night junto com a co estrela de We Broke Up, Kang Seung-yoon.

No dia 15 de setembro de 2015 Dara participou com Kim Jeong-hoon em Missing Korea, uma comédia romântica que se passava em 2020, onde Norte e Sul estavam trabalhando pela unificação através de trocas não governamentais e cooperação econômica, liderada pelo recém criado 'North-South Joint Miss Korea Pageant'. Apesar de não ter sido um sucesso global como os web-dramas anteriores, ela recebeu reconhecimento e foi nominada na categoria "Melhor Atriz" no 2016 K-web festival, fazendo ela a primeira 'idol que se tornou atriz' a ser nominada em vários anos seguidos.

Ela se juntou ao programa de variedades Sugar Man de 2015 a 2016, junto com Yoo Jae-suk, You Hee-yeol, e Kim Eana como apresentadora. O primeiro episódio foi exibido no dia 20 de outubro. A equipe de produção disse que "Vemos que Sandara Park tem uma força única que une as emoções de uma jovem geração e as memórias da antiga. Acreditamos que ela continuará ativamente radiante, com um charme jamais visto." Através de seu envolvimento com o diretor de relações públicas da YG Entertainment, artistas como Akmu, Winner, iKon, e Lee Hi puderam se apresentar no programa, e durante o episódio que não esteve presente, sua amiga e companheira de atuação Yoo In-na a substituiu.

 


2016–presente: Julgamento, separação do 2NE1, debut de filme na Coréia e primeiro concerto solo

Park começou o ano de 2016 com uma aparição especial no drama One More Happy Ending, como uma amável, porém mimada, estrela de um girl group popular. O produtor do drama expressou que teve dificuldade em conseguir uma atriz para interpretar o papel, já que a personagem deveria ter uma beleza que ultrapassasse as interpretadas por atrizes como Yoo In-na, Jang Na-ra, Yoo Da-in, e Seo In-young. Foi graças à Yoo In-na que entraram em contato com Dara e resolveram o problema. Ela também participou do single promocional "Loving U" que fez parte da trilha sonora do drama. Ela foi promovida como diretora de relações públicas da YG Entertainment. Ela então participou do reality de competição de canto Pinoy Boyband Superstar, junto com as estrelas filipinas Yeng Constantino, Vice Ganda, e Aga Muhlach. O programa baseado no formato criado por Simon Cowell, primeiramente mostrado nos EUA através do La Banda. O programa começou no dia 10 de setembro e se tornou o mais assistido nacionalmente. Como o programa começou um dia após a notícia da separação do 2NE1, Dara acabou por se tornar a primeira a responder publicamente, escrevendo uma carta à mão em inglês para os fãs no dia 26 de novembro de 2016, junto com uma atualização sobre seus trabalhos. A YG também revelou que ela e CL haviam assinado contratos como solistas, mostrando que Park Bom havia deixado a companhia.
 
Em 2017, Dara se tronou apresentadora do programa de beleza da OnStyle, Get It Beauty, junto à Honey Lee e o membro do Gugudan, Kim Se-jeong. Ela também estreou em um filme doméstico ao lado de Han Jae-suk, chamado One Step. Sendo um remake coreano do filme Begin Again, ela fez o papel de Si-hyun, uma trabalhadora de uma loja de conveniência em meio período que buscava uma misteriosa melodia que ouvia todas as noites em seus sonhos, e então conhece um produtor num programa transmitido pela internet que tenta ajudá-la a encontrar a música. O filme foi exibido pela primeira vez na Coéia do Sul no dia 6 de abril de 2017, e no dia 10 de maio nas Filipinas. Ela recebeu elogios do diretor Jeon Jae-hong, que percebeu que ela só precisou refilmar uma cena durante o processo de filmagem devido ao seu profissionalismo. Ela também participou de um outro projeto da OnStyle, chamado Relationship Appeal, onde falava de assuntos em alta e viajava para pontos turísticos populares. De maneira controvérsia duros apontamentos foram feitos pelo diretor quando Dara estava fazendo SeMoBang: All Broadcasting in the World um segmento colaborativo com a versão de celular do programa de variedades da Piki Pictures, 'This is Real'. O conceito era que os mestres de cerimônia escutassem críticas construtivas todos os dias dos netizens (escolhidos pelo time do 'This is Real') separando em dois grupos através de uma parede fina. Os espectadores reclamaram das escolhas do grupo e expressaram desconforto com os apontamentos, pois pareciam mais ataques pessoais feitos de maneira subjetiva. A Piki Pictures pediu desculpas pelo incidente e apagaram o vídeo. Dara fechou o ano com performances de músicas antigas do 2NE1, marcando um ano de separação do grupo.

Seu primeiro filme de sucesso foi uma adaptação da popular webtoon Cheese in the Trap, onde interpretou a amiga da heroina, Jang Bo-ra. A premiére exclusiva aconteceu no cinema CGV no dia 14 de março de 2018, Após fez um papel principal no filme indie de ação de vampiro dirigido por Lee Won Jun, chamado 107th Year of Night, que concorreu na categoria “Prêmio de Thriller Suspense Estrangeiro” no 2018 International Horror Hotel Festival pela Short Film Division em Cleveland, Ohio, EUA; Sua popularidade continuou aumentando com aparições regulares em programas de TV como o Mimi Shop, Borrowing Trouble, e Real Man 300.
 
Em janeiro de 2019, Dara foi convidada especial e apoio para seu companheiro de gravadora Seungri em seus shows em Hong Kong e Manila para a turnê The Great Seungri. Durante este mês ela também foi apresentadora fixa para o talk show feminino Video Star. Ela se reuniu com sua antiga companheira de gravadora, Park Bom como participação no single "Spring", lançado dia 13 de março. Ela também se tornou juíza em Stage K, um programa de variedades de K-pop que começou a ser transmitido em abril de 2019.
 
Em 2020, fez seu estreia em musicais com uma adaptação para palcos do drama Another Oh Hae-young, e fez participação especial no melodrama Shall We Have Dinner Together como uma paciente procurando por ajuda psicológica para seus hábitos de comer.
 
Em março de 2021, o elenco da sitcom interativa ON AIR – The Secret Contract foi revelado tendo Park como artista feminina principal interpretando Shin Woo-ri, a escritora que conhecia o segredo do DJ Aaron, um idol arrogante interpretado por Hong Joo-chan.
 
14 de maio de 2021, foi anunciada a saída da YG Entertainment com o fim do contrato de exclusividade. Em 1 de setembro de 2021, a Abyss Company anunciou que ela havia fechado contrato com a agência. Em 23 de junho de 2023, Park anunciou o EP em coreano Sandara Park que seria lançado em julho.
 

 
 
Filmes

[2004.11.17] Volta – Ela mesma
[2004.11.17] Bcuz of U – April
[2005.04.27] Can This Be Love – Daisy/Yoon Hea
[2006.04.15] D'Lucky Ones – Lucky Girl
[2006.12.25] Super Noypi – Micchie
[2009] Girlfriends (걸프렌즈) (participação especial)
[2017] My Ex and Whys - ela mesma
[2017] One Step - Si-hyun 
[2018] Cheese in the Trap - Jang Bo-ra
[2018] 107th Year of Night - Jay

Televisão

[2004] Sandara's Romance – ela mesma
[2004] SCQ Reload Ok Ako!
[2004] Krystala – Kim
[2005] SCQ Reload: Jelig Ako! - Sandara Soh
[2006] Komiks – Mara
[2006.09.11 – 2006.11.30] Crazy for You (Série de TV) – Ara
[2006] O-Ha!
[2006] Star magic Presents
[2006] Abt Ur Luv – Betina
[2007] Dalawang Tisoy – Kim
[2009.01.21 – 2009.04.09] The Return of Iljmae
[2009] Style (스타일, SBS) (participação especial)
[2009] The Return of Iljimae – as Rie ( Supporting Role) (돌아온 일지매, MBC) [29]
[2009] 2NE1 TV (Mnet)
[2010] 2NE1 TV Season 2 (Mnet)
[2011] 2NE1 TV Season 3 (Mnet)
[2014] My Love from the Star - Ela mesma aparição especial ep.21
[2014] What's Eating Steven Yeun? - ela mesma
[2015] Dr. Ian - Lee So-dam
[2015] We Broke Up - Noh Woo-ri
[2015] The Producers - ela mesma (participação especial eps 4, 5, 12)
[2015] Missing Korea - Ri Yeon-hwa
[2016] One More Happy Ending - Goo Seul-ah participação especial ep.1
[2020] Dinner Mate - ela mesma como paciente

Outros

[2004] Star Circle Quest
[2004] ASAP Fanatic
[2004] My Name is Sandara Park
[2005] Farewell Lovers: A Lover in Paris Special
[2006] Gudtaym
[2014] Pinoy Big Brother - Celebridade convidada
[2014] Gandang Gabi, Vice!    
[2015–2016] Two Yoo Project Sugar Man - apresentadora
[2016] Pinoy Boyband Superstar - juíza
[2016] It's Showtime (TV program) - celebridade convidada
[2017] Get It Beauty - apresentadora
[2017] Living Together in Empty Room - participante eps.12 a 20
[2017] Relationship Appeal - participação principal
[2017–2018] All Broadcasting in the World - participação fixa
[2018] Mimi Shop
[2018] Borrow Trouble
[2018] Real Man 300
[2019–presente] Video Star - apresentadora a partir do ep.130
[2019] Stage K - juíza e mentora
[2021] Celebeauty Season3 - MC 

Dubladora

[2006] Voltes V

Video clipe

[2008] Gummy – I'm Sorry
[2010] Taeyang – I NEED A GIRL

Comercial

[2009] Cass

Video Games

[2009] Sudden Attack

Links Oficiais:
 
 

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible