[Profile] 4minute

4minute



 

4Minute (포미닛) foi um girl group de cinco integrantes sul coreano formado em 2009 pela Cube Entertainment com singles e álbuns lançados inicialmente na Coréia e Japão. Os membros são Nam Ji-hyun, Heo Ga-yoon, Jeon Ji-yoon, Kim Hyun-a, e Kwon So-hyun. O grupo era bastante conhecido por suas danças difíceis e de atitude e uma imagem de meninas fortes e atraentes, que atraiu muito o público feminino.

Debutaram em junho de 2009 com o single "Hot Issue". Por fim lançaram um álbum japonês  completo, o Diamond (2010), um álbum completo coreano, o 4Minutes Left (2011), sete mini álbuns e diversos singles digitais e alguns físicos no Japão.

O grupo recebeu o Bonsang Award no 20th Seoul Music Awards, e o Kpop New Artist Award no 2010 Billboard Japan Music Awards.

4Minute acabou em junho de 2016 depois de tentativas sem sucesso de renovação de contrato com a maior parte das membros do grupo com a Cube Entertainment.




Histórico:


   
2009 - Debut e For Muzik:


No dia 14 de maio a Cube Entertainment anunciou a formação de um grupo feminino de cinco integrantes nomeado 4minute e revelou que seu primeiro membro seria a ex-Wonder Girls Kim Hyun-a. Por causa do anúncio oficial, o grupo ficou não oficialmente chamado de "Grupo da Hyuna". A integrante seguinte, Nam Ji-hyun, foi revelada no dia 22 de maio e as restantes no dia seguinte. Em um pronunciamento, a CUBE disse que o significado do nome "4minute" era que "...dariam o melhor de seu charme enquanto fizessem sua performance de 4 minutos no palco, cativando o coração de seus fãs".

CUBE Entertainment lançou fotos sobre o conceito das 4minute em 12 de junho de 2009, apresentando as novas integrantes e promovendo o "Candy Funky Style". 4minute foram criticadas pelos Netizens que declararam que elas eram similares ao 2NE1 e After School. CUBE se defendeu afirmando que o "O Candy Funky Style era diferente do After School, que utilizavam cores vivídas e das 2NE1 com o estilo Hip Hop. "Candy Funky" é bastante famoso na Europa com o espírito de 'Voltar aos anos 80'." Apesar das acusações, 4minute se tornou #1 de procura no Daum, e a popularidade delas cresceu bastante após o debut. 

Elas lançaram o primeiro single, "Hot Issue", em 15 de junho, e sua primeira perfomance televisiva foi no dia 18 no MNet CountdownO teaser de "Hot issue", seu MV de debut, fora realizado no dia 11 de junho de 2009, na mesma data foi aberto o site oficial. No entanto, houve controvérsias entre os netizens que afirmavam que elas estariam plagiando um comercial do iPod. No dia 21 a van do grupo foi invadida por fãs que roubaram roupas entre outros itens. A Cube Entertainment se pronunciou dizendo que era realmente lastimável que algo assim tivesse ocorrido. Com "Hot Issue"Ganharam prêmio como melhor música do mês pelo Cyworld em 1 de julho de 2009.

As 4minute começam a apresentar um Reality Show na MTV, entitulado "MTV 4minute". O programa, num total de 20 episódios de 4 minutos cada, começou a ser transmitido em 20 de agosto de 2009. 4minute terminaram então as promoções de "Hot Issue" e se prepararam para o primeiro mini-album.

No dia 20 de agosto o grupo lançou o mini album For Muzik juntamente com o segundo single, "Muzik". A canção ganhou o prêmio do Inkigayo Mutizen award. A CUBE Entertainment confirmou o lançamento do primeiro mini-album, entitulado "For Muzik" para o ínicio de agosto. No entanto o mini foi adiado para o dia 31 de agosto. "For Muzik" vazou no dia 28 de agosto de 2009 na Venezuela, pelo Youtube. Devido ao ocorrido, a CUBE lançou digitalmente o mini-álbum e assim "For Muzik" entrou nos charts. 4minute planejava promover o mini com as músicas "MUZIK" e "Anjullae". No dia 27 as rádio e televisões sul coreanas baniram a faixa "Anjullae (안줄래)" por considerar que havia conteúdo sexual na letra. A composição em questão é uma narrativa em primeira pessoa e expressa a falta de vontade do sujeito de se "entregar" ou entregar o coração para seu parceiro. A Cube respondeu dizendo que a intenção era de puros sentimentos de uma "garota para um garoto" e que haviam ficado bastante desapontados com a decisão. Mesmo assim, 4minute conseguiu estrondosas vendas com o mini-album, atingindo 20mil pré-vendas. 

O MV de "MUZIK" foi lançado em 3 de setembro de 2009. Elas promoveram a música pela primeira vez no dia 5 de setembro no Music Bank e o grupo ganhou dois mutizen no Inkigayo no dia 27 de setembro, além de novamente conseguirem o #1 no prêmio do M!Countdown. 4minute terminaram a promoção de "MUZIK" e anunciaram a promoção de "What A Girl Wants". Iniciando as performances no Music Core em 24 de outubro de 2009 e lançando o vídeo em 28 de outubro. O grupo competiu com as T-ara no "Yepp Newcomer Award" no Golden Disc Award em 2009.

No dia 2 de dezembro, o grupo juntamente com os cantores coreanos Mario e Amen, lançaram uma música de natal chamada "Jingle Jingle". O grupo também gravou um remix com a artista americana Amerie para a canção "Heard 'em All" que fez parte da versão asiática de seu quarto álbum. A canção ainda contava com o rapper coreano Jun Hyung membro do grupo Beast.

CUBE Entertainment anunciou seus planos de expandir o grupo 4minute em outros países asiáticos devida a sua imensa popularidade. O grupo foi convidado para o "Festival de Música Coréia China" onde fizeram sua primeira apresentação na China, em 25 de novembro de 2009 em Shangai; elas performaram "Hot Issue" e "MUZIK". Em 30 de novembro foi anunciado que HyunA e JiYoon fariam debut solo, no entanto, não estaria claro quem debutaria primeiro.



Hit Your Heart / Diamond - 2010:

HyunA fez seu debut com o single digital "Change" no dia 4 de janeiro. O vídeo foi considerado impróprio para menores de 19 anos por causa da dança de HyunA. A Cube reeditou o vídeo e então a classificação baixou para "15+".

Em 5 janeiro de 2010 foi anunciado que a Universal Music Group estaria auxiliando em um lançamento internacional do álbum. O grupo passou por Taiwan, Philippines, Thailand, e Hong Kong. No dia 5 de maio o grupo debutou no Japão com a versão japonesa de "Muzik" pela gravadora Far Eastern Tribe Records e no dia 8 se apresentaram no Japão. O single chegou ao #21 lugar no chart semanal da Oricon sem nenhuma promoção. Ao todo o single apareceu nos charts durante 3 semanas e vendeu 6.154. Em 23 de abril lançaram uma versão especial do mini "For Muzik" em Taiwan, o mini leva o nome de "For Muzik For Asia" e inclui; além das músicas originais; o solo de HyunA, a música em parceria com Amerie, e um DVD bonus com suas apresentações no país.

O segundo álbum "Hit Your Heart" havia sido programado para lançar no dia 19 de maio, no entanto, por circunstâncias misteriosas, o álbum vazou antes e no entanto foi para as lojas apenas no dia 27. As razões continuam desconhecidas. A primeira música a ser promovida,  "Huh", alcançou a primeira posição no Music Core. O single contou com a participação de seus companheiros de gravadora, o Beast, que fizeram o rap durante a cançao "Who's Next?." "HuH" pegou a terceira colocação no Gaon Singles Chart. No dia 24 a Rádio FM sul coreana "Voice of Freedom" incluiu "Huh" para ser transmitida na Coréia do Norte e mostrava partes da música de "Huh" que diziam "Quando digo que quero aparecer na TV, quando digo que quero me tornar mais bonita, todos dizem que não posso. Baby, está brincando comigo? Eu faço como eu quero.".

Em 5 de julho o grupo lançou o MV para "I My Me Mine", sendo o segundo single do mii. No dia 19 foi lançado o single "Superstar" para o programa coreano Superstar K2. Elas performaram a música no programa e mais tarde no "Celebração na Marina", concerto dos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura. Junto ao grupo BEA2T, tornaram-se os primeiros artistas coreanos a performarem para os jogos.

No dia 12 de outrubro, o terceiro single japonês e primeiro double A-side entitulado "First/Dreams Come True" foi lançado no YouTube. no dia 27 o vídeo foi lançado. Em dezembro o grupo fez concertos no Japão, chamado de 4Minute Energy Live Volume 2: Diamond em Tokyo e Osaka. Seu álbum japonês, Diamond foi lançado no dia 15 e debutou em #18 no chart da Oricon


2011: Heart to Heart, 4Minutes Left, e atividades no Japão

No dia 13 de janeiro o grupo performou no DiGi Live K-Pop Party 2011 no Stadium Negara na Malásia juntamente com o Beast e G.NA. No dia 20 receberam o Bonsang Award at the 20th Seoul Music Awards. Em fevereiro o grupo recebeu o Kpop New Artist Award de 2010 na Billboard Japan Music Awards. No dia 23 o grupo modelou para a designer de noivas Yumi Katsura no seu 2011 Paris Grand Collection Tokyo Fashion Show apresentado no Tokyo’s Ryōgoku Kokugikan, onde o grupo performou as canções "Muzik" e "Why". No dia 12 de março o grupo se apresentou no 50th Anniversary Music Wave Concert na Thailand.

Seu quarto single japonês, "Why" foi lançado como tema do drama da TV Asahi, Akutō: Jūhanzai Sōsahan, este tornou-se o single de maior vendagem no Japão até então. O MV foi lançado em fevereiro, seguido pelo single no dia 9 de março. "Heart to Heart" foi lançado como MV no dia 29 e nele estrelou Jungshin, membro do CNBlue.

No dia 29 de março o mini album digital Heart to Heart foi lançado. E em 5 de abril elas lançaram o álbum coreano 4Minutes Left. O MV de "Mirror Mirror" saiu no mesmo dia. O álbum inclui "Mirror Mirror" e canções do mini Heart to Heart e do álbum Diamond. Por causa da coreografia provocativa das pernas os produtores musicais de "Mirror Mirror" pediram para que ela fosse adaptada para apresentações na TV e em concertos. Como resposta, o grupo trocou a coreografia e começou as performances no dia 14 de abril no M! Countdown. A música ficou em segundo lugar no Gaon Chart.

O grupo fez uma colaboração com a cantora Thelma Aoyama para o seu single "Without U", tanto na versão em japonês quanto em inglês. Hyuna participou da faixa princiapl do primeiro mini album solo de Heo Young-saeng do SS501, Let It Go. No dia 5 de julho ela lançou o mini Bubble Pop! e o MV para a música.  Apesar das performances de Bubble Pop terem acabado prematuramente por causa do Comite de Comunicações da Coréia, o vídeo tornou-se um viral e em agosto de 2011 contava com 10 milhões de visualizações no YouTube. No dia 3 de agosto foi lançado um vídeo clipe para Freestyle que foi lançado como propaganda para a companhia de video game JCE.

No dia 15 de agosto elas postaram o MV para a versão japonesa de "Heart to Heart". No dia 7 de setembro, lançaram a música como quinto single japonês, que conseguiu a #15 posição no Oricon Daily Singles chart. Também lançaram seu primeiro DVD, Emerald of 4 Minute, que ficou em segundo rank diário da Oricon. Em outubro o TV Tokyo drama "Welcome to the El-Palacio" apresentou a mais nova música das 4minute, "Ready Go", como sua abertura. No dia 6 o single foi lançado no Japão.



2012: Volume Up, "Love Tension"

Depois do anúncio de um possível comeback, em 9 de abril as 4minute lançaram o mini-album "Volume Up", juntamente com um vídeo para a música tema. O grupo promoveu o mini com performances no Mnet - M! Countdown, KBS - Music Bank, MBC - Show! Music Core e SBS - Inkigayo. Volume Up alcanção a primeira colocação no Gaon Weekly Album Chart, e a música "Volume Up" alcançou o segundo lugar no Gaon Singles. Em 22 de agosto as 4minute lançaram o sétimo single japonês, "Love Tension", que incluía a versão japonesa de "Volume Up" assim como suas versões karaokês. Neste meio tempo, HyunA continuava a participar de eventos por causa do vídeo "Gangnam Style

Em 13 de outubro, 4minute performaram no KCON 2012 no Verizon Wireless Amphitheatre em Irvine, California.

Em Dezembro, as 4minute lançaram a música "Welcome to The School" para o programa de TV School 2013 da KBS.


2013: Name Is 4minute

No final de março, a CUBE Entertainment anunciou que as 4minute estavam gravando um novo álbum. "Elas estão fazendo um som dançante e poderoso que mostravam em seu debut, neste álbum. Os membros estão envolvidos no processo de seleção das músicas, coreografias e figurino." Em 17 de abril a Cube lançou imagens individuais das garotas que mostravam um conceito inspirado na fantasia e nos tons neon. O mini-álbum "Name Is 4Minute", seria lançado no dia 25 de abril, mas por causa das filmagens do vídeo da música principal "What's Your Name?", no dia 19 de abril, a Cube anunciou que passaria o álbum pro dia 26, "Mesmo que seja apenas um dia, para consolar os fãs sobre o adiamento, estamos preparando o melhor de nossas habilidades." Isso correspondia ao vídeo que também foi lançado no dia 26 de abril e que alcançou um milhão de views em menos de 24 horas. Elas performaram "Whatever"e "What's Your Name?" no Music bank. "What's your Name?" alcançou a primeira colocação no chart Melon no dia 13 de maio, e o segundo lugar no Billboard Kpop Hot 100 do dia 25 de maio. No dia 23 de maio, em sua quarta semana desde o lançamento, a música alcançou o #1 no Gaon Single Chart. E alcançou a #1 no Billboard Kpop Hot 100 chart no dia 1 de junho.

No dia 28 de junho elas lançaram o single de verão "Is It Poppin'?", escrito e co-produzido pelos Brave Brothers. Em entrevista a Newsen, o porta-voz da Cube Entertainment afirmou que "nem sexy nem carismático, mas um conceito fofo - uma canção hip hop dance que vai bem com o sentimento de verão." Seu nome em coreano "물 좋아?" (romanized: Mul Joha?, lit. "Como está a água?"), é uma gíria que os rapazes usam para perguntar se as garotas na danceteria são gostosas. A KBS anunciou que as letras de "Is It Poppin?" foram desqualificadas para transmissão pois continham palavras em inglês como"ass". 4Minute planejou então remover a palavra do vídeo para uma reavaliação. O colunista da Billboard Jeff Benjamin tweetou que a novidade do Brave Brothers' era trazer o R&B da velha guarda. Ele também percebeu similaridades entre a faixa e "What's Your Name," "Brave Brothers usou uma fórmula similar para a nova música das 4minute, mas tudo parece mais suave." Ele explicou que a faixa "usa armadilhas suaves, uma cintilante Ellie Goulding "Lights"-simples e suave, uma amostra vocal recorrente. Apesar de parecer ocupada no papel, a música flui muito bem com a doce pequena mistura do R&B e electro-pop." A canção ficou em #9 no Gaon Digital Chart e em #6 no Billboard K-Pop Hot 100, vendendo 606.713 downloads digitais.

Em setembro o grupo terminou seu contrato com a Universal Music Japan, e fechou o site oficial japonês assim como o site do fã clube, 4Nia Japan.



2014: 4Minute World

No dia 20 de janeiro de 2014 os Brave Brothers lançaram o single "Only Gained Weight" que conta com a participação das integrantes Hyuna, Gayoon e Sohyun do 4minute; a música ficou na quinta posição no Melon chart e no Gaon.

O quinto mini álbum grupo, 4Minute World, e sua música principal “Whatcha Doin' Today?”, foram lançados no dia 17 de março. Elas promoveram em vários programas coreanos junto com a música "Wait A Minute". As apresentações incluíram o Music Bank da KBS, Show! Music Core da MBC, Inkigayo da SBS e o M! Countdown da Mnet durante os dias 20 a 23 de março. O single foi o primeiro a conseguir primeira posição na Coréia. No dia 30 elas ganharam das 2NE1 e Girls' Generation no Inkigayo. E no dia 3 de abril também ganharam no M! Countdown que fora gravado no Japão. No dia 7 de junho elas performaram "Whatcha Doin' Today" no Dream Concert juntamente com outros artistas do KPop como Beast, A Pink e BTOB. No dia 17 de outubro, durante uma performance no festival local em Seongnam, sul da Coréia do Sul, pelo menos 16 pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas em um acidente no portão de ventilação em que as pessoas estavam apoiadas desabou. No dia 28 de outubro elas foram escolhidas como uma das 10 vencedoras do "Style Icon Awards" por sua tendência, estilo e influências de moda em 2014. Elas performaram seus hits "What's Your Name?" e "Whatcha Doin' Today".



2015-present: Crazy 

No dia 26 de janeiro a Cube Entertainment anunciou que o 4Minute lançaria previamente a faixa "Cold Rain", marcando a primeira vez que o grupo lança um balada como single. Elas também lançaram um teaser denominado "Revamped". No dia 29 postaram fotos teaser do segundo single que iriam lançar, denomiado Crazy e assinalaram que este seria o título oficial de seu sexto mini album. Uma semana antes do lançamento do EP, o grupo publicou diversos vídeos teaser para cada uma de suas faixas. No dia 9 de fevereiro elas lançaram o mini álbum além do MV completo da faixa título. "Crazy" debutou em #1 no World Albums da Billboard, sendo a primeira vez que o grupo recebia tal premiação. Durante as promoções de Crazy, o grupo deu comida a seus fãs nos dias que ocorreram os music shows. No dia 4 de abril elas realizaram uma fanbash em Myanmar, onde cerca de 7 mil fãs compareceram.

No dia 20 de janeiro de 2016, foi anunciado que o grupo estaria lançando seu sétimo mini álbum, o Act. 7 no dia 1 de fevereiro. O grupo fez parceria com o produtor americano Skrillex para o single principal, "Hate".

No dia 3 de junho de 2016 foi anunciado o disband do grupo por conta do fim do contrato, sendo que apenas Hyuna quis renovar. Um representante da Cube Entertainment confirmou que "com a aproximação do fim do contrato, as integrantes começaram as discussões sobre renovação, mas mesmo com as tentativas da agência, metade quis continuar como grupo, isso acabou com as quatro decidindo que não continuariam juntas. Devido as diferentes opiniões das membros, e por todas as intenções e propósitos, o grupo irá se separar."





Links Oficiais:

Site Oficial Coreano: http://www.4min.co.kr/
Site Oficial Japonês da Universal Music Japan: http://www.universal-music.co.jp/4minute/
Twitter Oficial: https://twitter.com/4MinuteJPstaff


Ex-Membros:



JiHyun - Líder e vocalista
Nome completo: Nam JiHyun 남지현
Nascimento: 9 de janeiro de 1990

Mais informações: Nam JiHyun



GaYoon - Vocal Principal
Nome Completo: Heo GaYoon 허가윤
Nascimento: 18 de maio de 1990


Mais Informações: Heo GaYoon 



JiYoon - Vocal
Nome completo: Jeon JiYoon 전지윤
Nascimento: 15 de outubro de 1990
Altura: 1,65m

Mais informações: Jeon JiYoon




HyunAh- Rapper
Nome completo: Kim HyunAh 김현아
Nascimento: 6 de junho de 1992

Mais informações: Kim HyunA
SoHyun - Vocal
Nome completo: Kwon SoHyun
Nascimento: 30 de agosto de 1994

Mais informações: Kwon SoHyun

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário